A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) divulgou um ranking com os municípios do estado que mais valorizam os professores. O levantamento analisa o cumprimento da Lei do Piso Nacional para os profissionais do Magistério nas redes estadual e municipais.
De acordo com a entidade, todos os municípios listados que apresentam um valor inferior a R$ 5.130,63 não estão cumprindo integralmente a Lei nº 11.738/2008. Essa legislação instituiu o Piso Salarial Nacional para a categoria.
A FETEMS e os 74 sindicatos filiados (SIMTEDs) cobram que os prefeitos que ainda não pagam o piso, não respeitam a carreira ou o direito a um terço de hora-atividade negociem e cumpram a lei a partir de 1º de janeiro de 2026.
A federação também destaca que a sociedade cobra que os gestores municipais valorizem a escola pública e respeitem a legislação, assim como a população cumpre suas obrigações e paga impostos em dia.
Com a publicação do ranking salarial, a FETEMS e os sindicatos esperam que os gestores públicos se conscientizem sobre a importância de valorizar os profissionais da Educação para melhorar a qualidade do ensino público.
A entidade reitera ainda a cobrança pelo cumprimento da Lei nº 15.388/2026, do Plano Nacional de Educação. A atenção está nas metas 17 e 18, que preveem a valorização dos profissionais do Magistério para equiparar o rendimento médio da categoria ao de outros profissionais com o mesmo nível de escolaridade.
A FETEMS afirma que a qualidade da educação pública também depende da valorização profissional.
